Re_educação | Re_education | 2019
Realização e Curadoria SESC: Programação de Artes Visuais e Tecnologia.
SESC realization /curatorship: Visual Arts Programming and Technology Department.
Artista Sonia Guggisberg
Obras RE_educação (Sala de exposições do SESC)
Visitação de 21/09/2021 a 20/03/2022
Sesc Jundiaí
Art is a powerful expression form between human beings and the inhabited space they live. It is capable of reinventing and multiplying itself constantly enhancing senses when associated with meaningful charged actions and purposes. It would be impossible not mentioning enclosure in pandemic times because living behind the network computer screens maybe we have become shadows of real life.
Simultaneously exhibited on Sesc Jundiaí Unit, as well as the huge panel Passageirxs (Passengers), the RE_educação (Re – education) video installation presents a reflexion about the enclosure, reclusion, and introspection moment we live. Pandemic has enclosed millions of people and follow its path leaving trails behind.
RE_education_ 2021
This Artwork integrates field research realized by the artist from 2014 to 2018 when Sonia Guggisberg has been in many Refugee camps in Greece.
A arte é uma potente forma de expressão entre os seres humanos e o espaço em que habitam, capaz de reinventar-se e multiplicar-se constantemente potencializando sentidos quando associada a propósitos e ações carregadas de significados. Seria impossível não falar de clausura em tempos de Pandemia pois atrás das telas dos computadores em rede, talvez tenhamos nos tornado sombras da vida real, do cotidianos possível em espaços fechados.
Mostrados simultaneamente no Sesc Jundiaí, tanto o enorme painel Passageirxs como a instalação em vídeo RE_educação apresentam uma reflexão sobre o momento em que vivemos de clausura, reclusão e introspecção. A Pandemia enclausurou milhões de pessoas e em silêncio segue seu rumo deixando seus rastros.
RE_educação, 2021.
Este trabalho integra uma pesquisa realizada de 2014 a 2018 onde a artista Sonia Guggisberg esteve em diferentes campos de refúgio na Grécia.
RE_education is a video installation in a double projection in loop. It emanates reflections, images and words pulsing together with a sound construction and a backlight. The Artwork, that can be seen in the exhibition space, emphasizes the necessity of thinking news strategies life building a new look to daily life and developing new understanding forms.
“We are living tough times, though conducive to reflection”, measures the researcher that during last 6 years has been in several refugee camps in Greece, most recently in an embracing pandemic period.
RE_education does an analogy to Refugee camps, human contention places that can be turned into re-education fields, once it obligates people there confined to adapt in a new way of living, being and thinking. As if in contention fields, Pandemic times has imposed an enclosure and introspection scenario highlighted by a long wait still with no answers about future, framework before which lifestyles re-learning and relations rethinking are needed, relinquishing a control idea.
A certain vertigo is printed in RE_education double projection, when images, words and reflections are overlapped with high velocity trains, humans’ noises, and an ambulance syren as a background. It means living an indoor emergency, incorporated uncertainty reflection, pulsating indefinite time enclosure surrounded by the sound of syrens.
RE_educação é uma videoinstalação que conta com dupla projeção em loop emitindo reflexões, imagens e palavras que pulsam junto com uma construção sonora e um backlight de imagens. A obra, que pode ser conferida dentro do espaço expositivo, enfatiza a necessidade de se pensar novas estratégias de vida, de abandonar o modo aprendido e de se reeducar, de construir um novo olhar sobre o cotidiano e de desenvolver novas formas de entendimento.
“São tempos difíceis, porém propícios para a reflexão”, avalia a pesquisadora que, durante os últimos seis anos, esteve em diferentes campos de refúgio na Grécia e, mais recentemente, num período que abarca os tempos de pandemia.
RE_educação faz uma analogia a esses campos de refúgio, locais de contenção humana que podem se tornar campos de reeducação, uma vez que obrigam as pessoas, ali fechadas, a se adaptarem a uma nova forma de viver, de ser e de pensar. Como nos campos de contenção, os tempos de pandemia impuseram um cenário de clausura e introspecção marcado por uma longa espera ainda sem resposta sobre o futuro, cenário diante do qual é preciso reaprender estilos de vida, repensar relações e renunciar à ideia de controle.
Uma certa vertigem é impressa na dupla projeção RE_educação quando imagens, palavras e reflexões são sobrepostas a trens em alta velocidade, ruídos humanos e, ao fundo, um som de ambulância. Trata-se de viver a emergência dentro de casa, a reflexão sobre a incerteza instalada, a clausura com tempo indefinido que pulsa sob o som das sirenes.
Art is a powerful expression form between human beings and the inhabited space they live. It is capable of reinventing and multiplying itself constantly enhancing senses when associated with meaningful charged actions and purposes. It would be impossible not mentioning enclosure in pandemic times because living behind the network computer screens maybe we have become shadows of real life.
Simultaneously exhibited on Sesc Jundiaí Unit, as well as the huge panel Passageirxs (Passengers), the RE_educação (Re – education) video installation presents a reflexion about the enclosure, reclusion, and introspection moment we live. Pandemic has enclosed millions of people and follow its path leaving trails behind.
RE_education_ 2021
This Artwork integrates field research realized by the artist from 2014 to 2018 when Sonia Guggisberg has been in many Refugee camps in Greece.
RE_education is a video installation in a double projection in loop. It emanates reflections, images and words pulsing together with a sound construction and a backlight. The Artwork, that can be seen in the exhibition space, emphasizes the necessity of thinking news strategies life building a new look to daily life and developing new understanding forms.
“We are living tough times, though conducive to reflection”, measures the researcher that during last 6 years has been in several refugee camps in Greece, most recently in an embracing pandemic period.
RE_education does an analogy to Refugee camps, human contention places that can be turned into re-education fields, once it obligates people there confined to adapt in a new way of living, being and thinking. As if in contention fields, Pandemic times has imposed an enclosure and introspection scenario highlighted by a long wait still with no answers about future, framework before which lifestyles re-learning and relations rethinking are needed, relinquishing a control idea.
A certain vertigo is printed in RE_education double projection, when images, words and reflections are overlapped with high velocity trains, humans’ noises, and an ambulance syren as a background. It means living an indoor emergency, incorporated uncertainty reflection, pulsating indefinite time enclosure surrounded by the sound of syrens.
A arte é uma potente forma de expressão entre os seres humanos e o espaço em que habitam, capaz de reinventar-se e multiplicar-se constantemente potencializando sentidos quando associada a propósitos e ações carregadas de significados. Seria impossível não falar de clausura em tempos de Pandemia pois atrás das telas dos computadores em rede, talvez tenhamos nos tornado sombras da vida real, do cotidianos possível em espaços fechados.
Mostrados simultaneamente no Sesc Jundiaí, tanto o enorme painel Passageirxs como a instalação em vídeo RE_educação apresentam uma reflexão sobre o momento em que vivemos de clausura, reclusão e introspecção. A Pandemia enclausurou milhões de pessoas e em silêncio segue seu rumo deixando seus rastros.
RE_educação, 2021.
Este trabalho integra uma pesquisa realizada de 2014 a 2018 onde a artista Sonia Guggisberg esteve em diferentes campos de refúgio na Grécia.
RE_educação é uma videoinstalação que conta com dupla projeção em loop emitindo reflexões, imagens e palavras que pulsam junto com uma construção sonora e um backlight de imagens. A obra, que pode ser conferida dentro do espaço expositivo, enfatiza a necessidade de se pensar novas estratégias de vida, de abandonar o modo aprendido e de se reeducar, de construir um novo olhar sobre o cotidiano e de desenvolver novas formas de entendimento.
“São tempos difíceis, porém propícios para a reflexão”, avalia a pesquisadora que, durante os últimos seis anos, esteve em diferentes campos de refúgio na Grécia e, mais recentemente, num período que abarca os tempos de pandemia.
RE_educação faz uma analogia a esses campos de refúgio, locais de contenção humana que podem se tornar campos de reeducação, uma vez que obrigam as pessoas, ali fechadas, a se adaptarem a uma nova forma de viver, de ser e de pensar. Como nos campos de contenção, os tempos de pandemia impuseram um cenário de clausura e introspecção marcado por uma longa espera ainda sem resposta sobre o futuro, cenário diante do qual é preciso reaprender estilos de vida, repensar relações e renunciar à ideia de controle.
Uma certa vertigem é impressa na dupla projeção RE_educação quando imagens, palavras e reflexões são sobrepostas a trens em alta velocidade, ruídos humanos e, ao fundo, um som de ambulância. Trata-se de viver a emergência dentro de casa, a reflexão sobre a incerteza instalada, a clausura com tempo indefinido que pulsa sob o som das sirenes.